Dicas de direito do consumidor -Garantia legal e Garantia contratual

Dicas de direito do consumidor -Garantia legal e Garantia contratual
5 (100%) 4 votes

Dicas de direito do consumidor -Garantia legal e Garantia contratual

Como eu posso iniciar um post que é uma das perguntas que eu mais recebo aqui no escritório galera que é quando e como funciona a garantia legal e a garantia extendida que vcÊ contrata isso mesmo contrata……. vamos lá? 

 

Nós operadores do direito e agora você consumidor que acompanha o meu site vai entender que existem dois tipos de gaantia sendo a primera chamada de garantia legal aquela que ta lá escrita na lei que é o código de defesa do consumidor e a outra que é chamada de garantia contratual que no mercado dão o nome de garantia extendida 

 

a chamada garantia legal é obrigatória e a garantia extendida não.Do momento que vocÊ adquire o produto vocÊ passa a ter o prazo da garantia correndo e na garantia contratual ou extendida  é fornecido um termo de garantia contendo o que vai cobrir ,como cobrirá e até quando. 

 

Quando seu produto tem um vicio chamado de vicio aparente que é fácil você observar,está estragado  é obvio,está adulterado,com validade vencida,você tem o periodo de para bens duráveis de 90 dias (três meses) agora se não for algo durável assim que você recebe a mercadoria tem 30 dias para faze jus da garantia.

agora se o vicio for algo difícil de perceber que demora a perceber o chamado vicio oculto o prazo começa a corre a partir do momento que se percebe o defeito .

Dicas de direito do consumidor -Garantia legal e Garantia contratual

 

 

a garantia extendida é aquela empurrada pelas lojas para o consumidor a verdade seja dita as lojas empurram goela abaixo no consumidor e ficou muito comum com a compra de produtos que geralmente quebram como liquidificador e a famosa jarra deste eles empurram um seguro ao consumidor que começa assim que a garantia contratual acaba.

VocÊ faz um contrato que vocÊ na prática nunca lê fica se baseando em um encarte mal explicado quando procura saber pois na maioria das vezes só aceitam e as vezes nem sabem que aceitaram.

então galera foi um resumo básico do que é garantia legal,garantia contratual  e garantia extendida,vejamos:

 

  1. legal= ta na lei
  2. contratual=mais uma garantia
  3. extendida=começa após a contratual

 

video do youtbe sobre o tema :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *